Cleopatra

Posted in By oxmon










Origem: Wikipédia, a Livre Enciclopédia



Moeda de Cleópatra VII, com uma efígie sua.



Busto de Cleópatra VII, Berlim.



Cleópatra VII Thea Filopator ( in Grego, Κλεοπάτρα Φιλοπάτωρ , Cleópatra Filopator; Alexandria, de Janeiro 70 a.C. OU Dezembro de 69 a.C. - 12 de Agosto? de 30 a.C.) FOI uma ÚLTIMA Rainha da Dinastia de Ptolomeu, o governou geral Que Egito epidêmico uma conquista daquele País. Pelo rei Alexandre III da Macedônia. Era FILHA de Ptolomeu XII e de Cleópatra V. Nome O Cleópatra Significa " Glória do Pai ", Thea "Deusa " Significa e Filopator " amada pai Seu POR " .



E UMA das Mulheres Mais conhecidas da História humanidade da dos hum e governantes famosos Mais do Egito , tendão ficado conhecida somente Como Cleópatra - Ainda tenham Que existido varias OUTRAS Cleópatras Dela do Além e Que um História Quase nao cita . Nunca FOI um detentora Única do Suá Poder in terra natal - de fato co governou - semper COM UM Homem Lado Seu ao: pai Seu o, Irmão Seu o "(COM Quem casaria Tarde mais) e, DEPOIS , com Filho Seu o . Contudo , Estes in CASOS Todos , OS SEUS companheiros ERAM apenas titularmente réis, mantendo ELA uma Autoridade de facto.



Cleópatra FOI UMA grande negociante militar estrategista , falava SEIS Idiomas Filosofia CONHECIA e literatura, e arte Gregas [1].



Cleópatra  Nasceu VII 69 a.C., na Cidade de Alexandria, Por fundada Alexandre, Grande o não delta fazer Nilo, E Que nsa Séculos Anteriores AO Nascimento de Cristo desempenhou o Papel de metrópole Artística , Cultural e Econômica do Mediterrâneo Oriental. Embora Fosse egipcia Por Nascimento, pertencia um UMA Dinastia Macedonica Que se estabelecera não in Egito 305 a.C., quando o Macedonio geral Ptolomeu Tomou o Título de rei . FILHA Era do Rei Ptolomeu XII Auleta e da Rainha Cleópatra V; JÁ FOI suposto Que um SUA Mãe Seria UMA das varias Amantes do pai , e, Segundo o geógrafo Estrabão, era Cleópatra FILHA ilegítima de Ptolomeu . Atuarem Origem da Dinastia da Estrangeira à pertencia qua , Cleópatra FOI uma Única Dinastia SUA da uma Dominar egipcia uma Língua .



Sabe -SE POUCO Sobre a infância e Adolescência de Cleópatra , tendão Recebido UMA Educação provavelmente esmerada . A lenda fez de Cleópatra bonita Mulher UMA e Sexualmente liberta , Mas como Antigas Fontes enfatizam uma Inteligência SUA e Diplomacia e consideram -na Como UMA Mulher nao Muito Bonita. «Além Pará do egipcio , Afirma - se Que Cleópatra falava Sete Línguas UO Oito , Entre o cais Quais d'Orsay o Grego, o arameu, o Etiope, Um dos Língua Medas, o hebraico e o LATIM. As Fontes atribuem also Antigas uma Cleópatra uma Escrita de Pesos Livros Sobre Medidas e , cosméticos e magia .



Cleópatra Testemunha also FOI do atribulado Reinado do pai. Ptolomeu XII, Filho ilegítimo de Ptolomeu Latiro IX, era impopular Entre uma População de Alexandria e tinha - se mantido sem Poder garças AO Apoio de Roma, Pelo qua TeVe Que Pagar vastas SoMAS de Dinheiro, conseguidas atraves de Pesados tributos Impostos AO Povo. Recebeu o epíteto de Auleta"flautista" , n'uma alusão AO Seu Gosto Pela música , Que parecia colocar pingos das Tarefas governativas . Em 58 a.C. O pai de refugiou Cleópatra em- si Roma, tendão um SUA FILHA Berenice IV Sido eleita Como nova Soberana , MAS ESTA FOI in assassinada 55 a.C., quando Ptolomeu XII regressou AO Egito. Outra FILHA de Ptolomeu XII, Cleópatra VI, Circunstâncias desaparece Misteriosas em, Possivelmente Ordem Por Morta de Berenice IV.



 Chegada ao Trono



Os antes in falecer de 51 a.C. Ptolomeu nomeou OS Filhos SEUS , Cleópatra e Ptolomeu XIII, soberanos Novos Como do Egito . o Seguindo costume Dinastia SUA da , Cleópatra com casou o Irmão Que térios Cerca de Quinze Anos idade de .

Os monarcas estavam cercados Por Homens da Poder o corte Que ambicionavam e hum exerciam Que dominio Sobre o Irmão de Cleópatra : Teódoto, Preceptor de Ptolomeu XIII, o eunuco Potino E o oficial do Exército Aquilas.

DESDE o Início Que compreendeu Cleópatra Roma era uma Potência Nova do Mediterrâneo e Que Caso desejasse MANTER- SE nenhum Poder RELAÇÕES Deverià MANTER ELA COM amigáveis .

Em 49 a.C. Cleópatra fornece AO Filho do triunviro Pompeu, Gneu Pompeu, Sessenta barcos parágrafo se juntarem à Frota Que lutava contra César. Perante o Comportamento da Rainha, OS Conselheiros insinuaram Que pretendia Cleópatra governador colocaram e sozinha o Povo de Alexandria contra Cleópatra , Que FOI obrigada um Fugir par o sul do Egito e DEPOIS parágrafo um Síria.



Cleópatra e Júlio César



A Queda de Pompeu



A rainha nao Sé Por consegue e vencida hum juntar Pequeno Exército de Mercenários, tendão regressado AO Egito parágrafo LUTAR contra o Irmão . EntreTanto A Situação Internacional alte- se quando um 9 de Agosto de 48 a.C. Pompeu e vencido Por César nd Batalha de Farsália, nd Tessalia. Epidêmico uma Derrota Procura refúgio in Alexandria, tendão Ptolomeu XIII declarado Que aceitava recebê - lo.



Contudo , o Verdadeiro Plano do rei Ordenar in consistiu A morte de Pompeu, julgando Que Desta forma agradaria um César. O assassino de Pompeu , hum AO Serviço de Ptolomeu XIII, corta - LHE Cabeça um , Que o apresentou rei um César. Não entanto , ESTA atitude Erro UM FOI , dado Que César com horrorizado ficou o ato Barbaro. Políticos atuarem de Inimigos , Pompeu tinha casado com uma FILHA de César , Que Morreu Dando à Filho hum luz . toma César e Alexandria decide resolver o Conflito Entre Ptolomeu XIII e Cleópatra .



Encontro  com o César



Afastada do palácio real, Cleópatra deseja encontrar - se César com . E entao Que se desenrola o Famoso Episódio do tapete , relatado Pelas Fontes Antigas .

Conta Plutarco, Número Episódio lendário da SUA biografia dos Césares , Que Marcou Cleópatra Encontro com hum César, quando Este Chegou AO Egito , nenhum inverno de 48 aC - 49 aC , a Fim de PRESENTE LHE Dar- UM , tapete números Que consistia . Este, AO desenrolado SER, mostrou Que uma Própria rainha estava interior Seu em ( Cleópatra tinha Sido enrolada não Seu Pelo tapete servo Apolodoro ).

Cleópatra térios entao argumentado Que tinha ficado com encantada a Histórias amorosas de César, tendão ficado Desejosa de Conhecer o. Tornou - se, ASSIM , SUA amante , ajudou Que o um estabelecer Poder Seu o não País .

Numa Tentativa de solucionar uma Crise , procurou César assegurar Que o testamento de Ptolomeu XII Fosse respeitado e confirmou Cleópatra e Ptolomeu co Como XIII - Regentes do Egito . Pará Disso Além, Propôs Que OS Irmãos Mais Novos de Cleópatra , Arsínoe e Ptolomeu XIV, deixassem o Egito e soberanos se tornassem de Chipre.

Contudo , Arsínoe ambiciosa era e CONSEGUIU Que o Exército uma declarasse rainha do Egito . Mandou Arsinoe Matar o começava Que oficial Aquilas uma oposição Fazer - LHE e in breve o Seu Irmão Ptolomeu XIII juntou - se à SUA CAUSA. Em 47 a.C. o Exército egipcio Seria derrotado Por César. Arsínoe FOI Feita prisioneira e Ptolomeu XIII afogou - se não Nilo quando tentava Escapar .

Em Junho de 47 a.C. Cleópatra DEU luz à Ptolomeu César XV, conhecido Como " Pequeno César "(Cesarion). Embora César tenha reconhecido à Criança da paternidade , uma historiografia Moderna Coloca in paternidade ESTA CAUSA.[carece de Fontes?] recusou César - se contudo uma Torna - lo Seu Herdeiro , Coube Que Honra um Octaviano.

Por Sugestão de César, casou Cleópatra - se com o Seu Irmão Ptolomeu XIV, tendão César partidoparágrafo Roma. O Egito manteve - se Independente, Mas soluço um Proteção de Roma Que Três Aí deixou romanas legiões .



Cleópatra em Roma



Em 46 aC , um Convite de César, Cleópatra -instalação de se in Roma, com o Filho e Ptolomeu XIV , nsa fixando jardins Residência fazer Janículo, MESMO Próxima da entao Esposa de César (a Terceira) , Calpurnia Pisonis.

Sido Teria in Roma Que Cleópatra elaborou o Seu Plano Hegemonia de do Mediterrâneo . Sabe -SE POUCO da Presença de in Cleópatra Roma, uma nao serviços Que um SUA Presença térios gerado desprezo nd População. Em SUA Honra César ordenou Que Fosse colocada UMA Estátua de ouro de Cleópatra não Deusa da Templo Genetrix, Vista Como antepassada da Família de César.



DEPOIS POUCO do Assassinato de César, Cleópatra voltou par o Egito Onde Ptolomeu XIV Circunstâncias Misteriosas in Morre ; Quem HÁ suponha Que um Própria Cleópatra o tenha envenenar mandado .[carece de Fontes?] Seu Passou Filho um ser Seu co regente - .



 Cleópatra e Marco Antônio



Em 42 a.C., Marco Antônio, dos hum triunviros Que governava Roma epidêmico o vazio governativo causado Pela Morte de César, convocou - o em um uma Encontra - lo Tarso Para ela que responde um elemento Sobre a Ajuda Que prestara um Cássio, Assassinos dos hum de César e, so as to , triúnviros dos Inimigo . Cleópatra pompa com Chegou Grande circunstância e , O Que encantou Marco Antônio. Passaram Juntos o inverno de 42 a 41 a.C. in Alexandria. Ficou grávida Pela Segunda Vez , Desta com Vez gémeos tomariam Que o Nome de Cleópatra Selene e Alexandre Hélio.

Quatro Anos Depois , in 37 a.C., Marco António Visitou de novo Alexandria, quando se encontrava n'uma Expedição contra OS Partos. Recomeçou entao um SUA Relação com Cleópatra , Passando a Viver in Alexandria. E Possível Que se tenha casado com Cleópatra Segundo o rito egipcio (por CITADA UMA carta, Suetônio Leva um CRER Nessa Hipótese ), Ainda Que Nessa Altura estivesse com casado Octavia, Irma do Octávio triúnviro . Entao , Cleópatra DEU A Luz Outro Filho, Ptolomeu Filadelfo.



A morte de Cleópatra, de Reginald Arthur



Durante a Doações de Alexandria , não final de 34 a.C., Uma conquista à Seguir da Arménia:



Cleópatra e Coroados FORAM Cesarion co- Regentes do Egito e Chipre em ;



Alexandre Hélio FOI Coroado governante da Arménia, Média e Partia ;



Cleópatra Selene FOI coroada governante da Cirenaica e Líbia;



Ptolomeu Filadelfo tornou - se o governante da Fenícia, Síria e Cilícia.



Cleópatra also recebeu o Título de Rainha dos Reis.[carece de Fontes?]



O senado romano declarou - lhes in Guerra 31 a.C.. derrotados Serém Epidêmico Por Otávio nd Batalha naval de Accio, Ambos Suicídio cometeram , tendão Cleópatra se deixado picar Por UMA Serpente in Alexandria nenhuma Ano 30 a.C., E o Egito tornou - se inteiramente UMA Romana Província.



 Mausoléu



A Imprensa noticiou internacional , in 26 de Maio de 2008, ter encontrada uma Sido Cabeça de UMA Alabastro in Estátua de Cleópatra , Perto de Alexandria, há Mediterrâneo litoral do Egito . A DEU Descoberta -SE não Templo de Taposiris Magna.



Em abril de 2009 o Arqueólogo egipcio Zahi Hawass afirmou ter descoberto uma sepultura de Cleópatra não Templo de Taposiris Magna.[2]



 Cleópatra cultura e arte



Representação Artística de Cleópatra , Por FointanebleuA História de dez Cleópatra servido de Inspiração EAo Artistas AO Longo dos tempos .



 Pintura



O Cenário da Morte de Cleópatra FOI Fonte de Inspiração de Artistas numerosos , Entre OS cais Quais d'Orsay encontram se Reginald Arthur, Augustin Hirschvogel, Guido Cagnacci, Johann Liss, John William Waterhouse e Rixens Jean -André.



 Literatura



Entre como principais de obras literárias inspiradas nd Vida de Cleópatra encontram - se em Peças de Teatro Cléopâtre cativeiro de Étienne Jodelle, Antônio e Cleópatra de William Shakespeare, Cleópatra de Miranda Sá de e César e Cleópatra de George Bernard Shaw. This obra Ultima, in Publicada 1901, FOI colocada Em Cena in 1946 in Londres, tendão Sido protagonizada Por Leigh.



Na prosa saliente - se Une nuit Cléopâtre do escritor Francês Théophile Gautier e Cleópatra, de H. Haggard Rider.



Não Desenho animado Asterix e Cleópatra, René Goscinny e Albert Uderzo retrataram uma rainha Como UMA Figura sedutora , Caprichosa Natal.



Tambem HÁ UMA Série de intitulados Livros Como Memórias de Cleópatra, Três COMPOSTA volumes Por: A Filha de Ísis, Sob o signo de Afrodite e O Beijo da Serpente, in Lançada Junho de 2000 escritora Pela Margaret George. Livros esses " narram a Vida de Cleópatra baseando - in se Fatos Históricos e Momentos de Reinado Seu .



Um Livro Recente Que narra a História da Rainha e o Quando éramos Deuses ( rainha a Vida de Cleópatra , a Famosa Mais do Egito ), de Colin Falconer.



Cleopatra no cinema

Cartaz do filme Cleópatra, de 1917, protagonizado Theda Bara.
                            
primórdios OS DESDE do cinema Que dez Cleópatra servido Como Tema de filmes . A Primeira actriz uma representar O Papel de Cleópatra não cinema FOI um francesa d' Alcy Num filme de Dois Minutos de Georges Méliès in gravado 1899. Este filme FOI considerado Como Desaparecido Durante Muito tempo, Mais FOI in redescoberto 2005; ver Possível Nele e uma profanação fazer da Rainha TÚMULO , a SUA múmia uma queimada serviços , surgindo do fumo produzido UMA imortal Cleópatra .



Outros Dois era da filmes do utilizam cinema mudo Como Tema Cleópatra EO Seu Encontro com Marco António : Marcantonio e Cleopatra (1913) do realizador italiano Enrico Guazzoni e Cleópatra (1917) do realizador americano Gordon Edwards J.. Este Último filme LDI protagonizado Por Theda Bara, Uma das Primeiras vamps fazer cinema.



Um dos filmes Primeiros do falado cinema uma retratar uma rainha LDI Cleópatra (1934) Por Realizado , Cecil B. DeMille e Por protagonizado Claudette Colbert.



O Filme Mais conhecido Sobre Cleópatra e SEM duvida o de 1963 Por Realizado Joseph L. Mankiewicz, Que FOI protagonizado Pela actriz Elizabeth Taylor, com Rex Harrison Não Papel de Júlio César e Richard Burton não de Marco António. A grandiosidade dos Cenários EO carisma de Elizabeth Taylor ( recebeu Que um Milhão de Dólares parágrafo Fazer O Papel , tendão Algo inédito nd Época, filme sem custado total 44 Milhões de Dólares ) , Como Bem como vicissitudes da Vida Privada Desta ( Apaixonada Por Richard Burton Altura na) Muito parágrafo fizeram popularizar uma rainha lágida Junto Público Grande do .



FOi in realizada 1999 UMA version da História com da Rainha par um Televisão americana , um Personagem Título interpretada Pela Atriz chilena Leonor Varela.



Primeiro O Longa -metragem lusófono Sobre Cleópatra e o filme Cleópatra Sétima (de Bressane) , Que embora , ja Apresentado não Festival Cinema de de Veneza de 2007, Ainda nao FOI lançado comercialmente . Nesta version , filmada sem Brasil, Um Personagem - Título e interpretada Pela Atriz Alessandra Negrini.